Pode pagar licenciamento no cartão de crédito?

Pode pagar licenciamento no cartão de crédito

Se você possui pendências com o Detran ou está buscando formas facilitadas para quitar as taxas obrigatórias, provavelmente deve estar se perguntando se pode pagar licenciamento no cartão de crédito, ou outros serviços, como IPVA e Seguro DPVAT. Seja por não possuir o valor total de uma só vez, ou pela usualidade, muitos motoristas acabam procurando alternativas para o pagamento em parcelas.

Antes de responder de fato se você pode pagar licenciamento no cartão de crédito, é preciso ter em mente que esse procedimento é obrigatório e necessário para absolutamente todos os veículos automotores, elétricos, articulados, reboque ou semirreboque do país. O não pagamento desse débito relacionado ao seu veículo pode gerar complicações e lhe levar a ter um prejuízo ainda maior.

É importante compreender o porquê de manter em dia o pagamento dessa taxa. Esse valor deve ser pago anualmente, conforme um calendário específico para o Estado em que está registrado o seu veículo. Basicamente, o licenciamento serve para autorizar que o veículo circule pelas vias, servindo como um atestado que o automóvel se encontra em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo.  O licenciamento é confirmado pelo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV. Esse documento deve estar sempre em posse do motorista quando estiver dirigindo.

Leia também: Como tirar a segunda via de seu CRLV-SC

Abaixo explicamos na prática como funciona e se você pode pagar licenciamento no cartão de crédito:

O primeiro a se fazer caso você deseja colocar em dia suas pendências do pagamento de licenciamento, é averiguar se outros dois tributos estão pagos: o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). O CRLV não é emitido enquanto o IPVA e o DPVAT não estiverem quitados. Além disso, o licenciamento só será renovado se eventuais multas aplicadas anteriormente estejam também em dia com o Detran.

Pode pagar licenciamento no cartão de crédito

Estes impostos e a taxa de licenciamento podem ser pagas em qualquer agência do Banco do Brasil. Os débitos também podem ser pagos em alguns outros bancos, como Bradesco e Itaú, desde que você emita com antecedência as guias no site do Detran do seu Estado, utilizando o número do Renavam. Ressaltamos que veículos de fabricação anterior ao ano de 1985 estão isentos do pagamento de licenciamento.

Leia também: Emplacamento grátis? Isso não significa IPVA pago. Saiba porque.

Confira o calendário de licenciamento em SC para 2019:

Como informado acima, as datas limites para fazer o licenciamento do seu veículo variam de acordo com cada estado brasileiro. Então fique atento aos calendários específicos para o estado em que seu automóvel está registrado. Outra alternativa muito usual é efetuar o pagamento do licenciamento antecipadamente, junto com o IPVA no início do ano.

Se você não optou por isso e não sabe se já passou ou não o prazo para efetuar o pagamento do seu licenciamento, veja a seguir o calendário 2019 para o licenciamento de veículos automotores, reboques e semirreboques:

Placa final 1 – até 31 de aarço

Placa final 2 – até 30 de abril

Placa final 3 – até 31 de maio

Placa final 4 – até 30 de junho

Placa final 5 – até 31 de julho

Placa final 6 – até 31 de agosto

Placa final 7 – até 30 de setembro

Placa final 8 – até 31 de outubro

Placa final 9 – até 30 de novembro

Placa final 0 – até 15 de dezembro

 

Mas afinal, pode pagar o licenciamento no cartão de crédito?

Chegou a hora de descobrir se você poderá quitar seus débitos de licenciamento com o Detran parcelando no cartão de crédito. Desde 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução 697, passou a autorizar o pagamento de multas e outros débitos relacionados ao veículo, como IPVA, licenciamento e seguro obrigatório, via cartão de débito e crédito, este com opção de parcelamento. A proposta surge com o objetivo de reduzir a inadimplência.

Entretanto, muitos órgãos de trânsito oficiais emissores da cobrança, como Detrans, prefeituras e polícias rodoviárias federal e estadual, ainda não aderiram a esse novo método de pagamento. Entre os Estados que ainda não possuem a opção para os motoristas quitarem suas dívidas através de cartões está Santa Catarina. Sem previsão para ser implantado o serviço no Detran catarinense, motoristas acabam achando que não se pode pagar o licenciamento no cartão de crédito de forma alguma. Mas calma, que existe sim uma opção que permite quitar através do parcelamento.

Pode pagar licenciamento no cartão de crédito
Hands holding credit card and using laptop. Online shopping

Entra em cena o Despachante Marcelino, onde você consegue liquidar todas as suas pendências junto ao Detran em até 12x no cartão de crédito. Através de um sistema facilitado, o Despachante Marcelino consegue realizar os pagamentos de débitos do seu veículo e rapidamente emitir a nova documentação. E o melhor: você pode resolver tudo pelo WhatsApp, sem ter que sair de casa. Quer saber mais? Então entre em contato com a gente!

Atenção! Veículo com licenciamento atrasado pode ser apreendido!

É isso mesmo. Se você deixar de pagar o licenciamento, seu veículo pode sim ser apreendido caso seja parado em alguma blitz ou fiscalização. A penalidade está prevista no Artigo 230 do CTB e o condutor só consegue resgatar o seu carro após quitar todas as dívidas pendentes, sejam elas apenas o licenciamento, como também IPVA, Seguro DPVAT e multas. Ainda, o proprietário do veículo apreendido deverá bancar também com os custos do guincho utilizado na apreensão e do armazenamento do veículo durante o período em que esteve em posse do órgão de trânsito responsável. Esses valores podem acabar sendo extremamente altos, dependendo do tempo de duração da estadia.

Por conta disso, não deixe de manter em dia todos os seus débitos. Não corra riscos de ter seu carro apreendido e acabar não conseguindo resgatá-lo por conta dos altos valores somados. Facilite o pagamento do seu licenciamento parcelando com cartão de crédito através do Despachante Marcelino. Aqui você fica em dia com o Detran pagando conforme o seu bolso!

Pode pagar licenciamento no cartão de crédito
O Departamento de Trânsito do Paraná prorrogou para outubro o prazo de pagamento do licenciamento anual de veículos que venceria neste mês. A medida é para evitar prejuízos aos proprietários de carros e motos com placas de final 3,4 e 5, que encontram dificuldades para quitar o débito por causa da greve dos bancários em todo Estado.foto Paulo Rosa/Detran

Saiba mais sobre apreensão de veículo com licenciamento atrasado

Esperamos ter lhe ajudado a compreender se pode pagar licenciamento no cartão de crédito. Como você percebeu, dependendo do Estado em que seu veículo está registrado, será possível realizar esse pagamento nos próprios órgãos de trânsito. Já em alguns, como Santa Catarina, apenas despachantes proporcionam essa comodidade para quitar os débitos.

Conte com o Despachante Marcelino e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by