Licenciamento Uber atrasado: o que fazer e as penalidades

Licenciamento Uber

O número de brasileiros que vêm se tornando motoristas de transporte por aplicativos aumenta a cada ano. Entretanto, muitos quando decidem se tornar acabam se deparando com regras e normas muitas vezes difíceis de serem cumpridas. Se você chegou nesse texto, provavelmente foi porque buscou no Google a seguinte frase: “licenciamento Uber atrasado”.  Essa pesquisa é mais comum do que você imagina e representa uma questão para muitos: como fica minha situação na Uber caso meu licenciamento atrase

Muitas pessoas não sabem, mas o licenciamento precisa ser renovado anualmente e sem ele você corre o risco de sofrer grandes penalidades, inclusive ter seu carro apreendido. O documento que atesta essa permissão é chamado de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Ele é de porte obrigatório e sua renovação depende também que você tenha regularizado outras pendências no Detran, como IPVA ou multas. 

Leia também: Pode pagar licenciamento no cartão de crédito?

Agora se você deixou de pagar ou acabou atrasando o licenciamento, Uber está te cobrando e você não sabe como agir, chegou a hora de uma vez por todas entender o que pode acontecer e as penalidades que você está propenso a ter. 

Licenciamento Uber: como funciona o licenciamento de veículos?

Antes mesmo de responder à questão: “licenciamento uber atrasado”, é essencial compreender o que é de fato o licenciamento de veículos e a importância de manter em dia o pagamento dessa taxa. Como antecipamos acima, esse valor deve ser pago todos os anos conforme calendário determinado por cada Detran estadual.  O licenciamento tem como função autorizar que o veículo circule pelas vias, servindo como um atestado que o automóvel se encontra em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo. Todos os veículos automotores, elétricos, articulados, reboque ou semirreboque deverão ser licenciado. Alguns Estados exigem uma inspeção veicular antes da liberação do veículo. 

Licenciamento Uber

Um aspecto que muitos motoristas acabam esquecendo, inclusive os de Uber, é que o CRLV é um documento que sempre deve estar com o motorista quando ele estiver dirigindo. Isso porque, caso seja parado em uma blitz ou se envolva em algum acidente, é necessário apresenta-lo. Além disso, o licenciamento é composto por outros dois tributos, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). É importante lembrar que para a emissão do novo CRLV é necessário que tanto o IPVA, como o DPVAT, esteja quitado.

Outro ponto que você deve ficar atento é que seu veículo só terá o licenciamento renovado se eventuais multas aplicadas anteriormente estejam também quitadas com o Detran. E isso vale também para àquelas infrações que você possa ter recorrido. Você só conseguirá renovar o seu CRLV se todos débitos estiverem pagos no Detran

Leia também: Saiba as diferenças entre Detran, Ciretran e Contran

Licenciamento Uber: o que pode acontecer se não renovar?

Primeiro que você não deveria nem cogitar deixar de renovar o licenciamento do seu veículo, viu? Porém sabemos que infelizmente isso pode ocorrer, seja por esquecimento ou por não ter dinheiro para isso.  Caso você esteja nessa lista de pessoas que não conseguiu renovar o licenciamento, saiba que a principal penalidade prevista no Artigo 230 do CTB é que veículos com licenciamento atrasado devem ser apreendidos. Essa pena normalmente é aplicada quando o motorista é parado em alguma blitz ou fiscalização. Ao ser autuado, o condutor terá seu carro levado pelo agente de trânsito e só poderá resgatá-lo após quitar todas as dívidas pendentes. 

Licenciamento Uber

É importante ficar atento a isso, porque além de ter que pagar pelo licenciamento, o motorista também terá que quitar quaisquer outras pendências que possam haver, como IPVA, Seguro DPVAT, multas. Além disso, o proprietário do veículo deverá bancar os custos do guincho utilizado na apreensão e do armazenamento do veículo durante o período em que esteve retido. Todos esses valores variam de acordo com o tempo de duração da estadia e podem acabar saindo mais do que o esperado. Muitas vezes o custo é tão alto que os proprietários não conseguem quitá-los e acabam abandonando seus veículos nos pátios do Detran. 

Fora todo o transtorno de ter seu carro apreendido caso você transite com o licenciamento do seu veículo atrasado, o condutor que for pego nessas condições também será penalizado com uma infração gravíssima, gerando um total de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$ 293,47.

Por conta disso, é sempre muito importante manter seus débitos em dia e procurar diferentes alternativas para pagar. Muitos despachantes oferecem opções de pagamentos com parcelamento e condições acessíveis. O Despachante Marcelino, além de disponibilizar o parcelamento em 12x, resolve sua situação com o Detran de maneira ágil e rápida, com seu atendimento sendo feito através do WhatsApp. Quer saber mais? Então entre em contato com a gente! 

“Atrasei o licenciamento, Uber vai me punir? ”

Chegou a hora de responder a sua busca por “licenciamento Uber atrasado”.  Nesses casos, a Uber tem como forma de punição impedir os motoristas parceiros que tiverem com o seu documento vencido de ficarem online até enviarem o CRLV atualizado. Ficar online significa estar disponível para fazer corridas.  Dessa forma, enquanto os motoristas não enviarem uma foto com o CRLV renovado, eles não conseguirão pegar novos passageiros com a Uber.

Licenciamento Uber

Aliás, antes mesmo do CRLV vencer, a própria Uber envia notificações sobre os prazos via aplicativo e e-mail. Outro ponto importante é que não se deve deixar o licenciamento do veículo para o último dia. Isso porque cada estado tem um tempo de emissão, podendo levar em alguns casos mais de duas semanas. Então é essencial, caso você queira se manter online e em dia com o Detran, antecipar o pagamento do licenciamento para não ficar nenhum dia sem dirigir ou correndo o risco de ter o carro apreendido em alguma blitz. 

Quer saber um pouco mais como enviar documentos para a Uber? Então confira o vídeo abaixo feito pela empresa: 

 

Leia também: O que é IPVA e qual é a sua função? O que acontece se não pagar?

Esperamos ter lhe ajudado a responder à questão sobre “licenciamento Uber atrasado”. Se você quiser ajuda ou mais praticidade para resolver suas pendências com o Detran, chame agora mesmo o Despachante Marcelino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by