Consultar valor do licenciamento de veículo no Detran SC: veja o passo a passo

consultar valor do licenciamento de veículo

Se você ainda não realizou o pagamento do licenciamento 2019 do seu carro, é importante consultar valor do licenciamento de veículo o quanto antes. Isso porque é possível que o prazo para licenciar o seu carro já tenha passado ou esteja próximo de vencer. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dificuldade de saber onde encontrar essas informações e como fazer o pagamento dessa taxa.

Esse desencontro de informações pode colocar em risco a posse do seu veículo. Isso porque um carro que estiver com o licenciamento atrasado pode ser apreendido.  Muitos não sabem, mas é preciso ter em mente que o licenciamento é um procedimento obrigatório e necessário para absolutamente todos os veículos automotores, elétricos, articulados, reboque ou semirreboque do país. O não pagamento desse débito relacionado ao seu veículo pode gerar complicações e lhe levar a ter um prejuízo ainda maior do que o valor da taxa. 

Saiba mais sobre apreensão de veículo com licenciamento atrasado 

Antes de lhe ajudarmos a consultar valor do licenciamento de veículo, é sempre necessário sabermos o porquê de pagar certas taxas e o que elas significam, não é? Basicamente, o licenciamento serve para autorizar que o veículo circule pelas vias, servindo como um atestado que o automóvel se encontra em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo.  O licenciamento é confirmado pelo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV. Esse documento deve estar sempre em posse do motorista quando estiver dirigindo. 

consultar valor do licenciamento de veículo

Leia também: Como tirar a segunda via de seu CRLV-SC

Quer entender um pouco mais sobre e descobrir de uma vez por todas como consultar valor do licenciamento de veículo? Então continue lendo esse texto que abaixo responderemos algumas dúvidas comuns sobre esse procedimento e lhe daremos um passo a passo para consultar valor do licenciamento de veículo no site do Detran SC! 

Antes do licenciamento, vem o IPVA e o Seguro DPVAT

Muitos acabam esbarrando em alguns obstáculos na hora de regularizar o pagamento do licenciamento do automóvel. Ao consultar valor do licenciamento de veículo, é comum motoristas perceberem que existem outras pendências de pagamento, como multas, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). Aí vem o primeiro ponto extremamente importante: você só conseguirá realizar o pagamento da taxa de licenciamento do seu veículo quando tiver todos os seus débitos com o Detran quitados. Isso inclui IPVA, Seguro DPVAT e qualquer multa aplicada anteriormente, mesmo àquelas que ainda estão em processos de recurso. 

Confira o calendário de licenciamento em Santa Catarina para 2019:

Antes de lhe mostrarmos um passo a passo de como consultar valor do licenciamento de veículo no Detran SC, é importante compreender que cada Estado brasileiro possui um calendário específico com as datas limites para fazer o licenciamento. Então, caso seu carro esteja registrado em um Detran fora de Santa Catarina, é importante ficar atento aos diferentes calendários específicos. 

Uma dica que damos para quem tem dificuldade de se organizar com datas, é sempre efetuar o pagamento do licenciamento antecipadamente, junto com o IPVA no início do ano. Isso evita que seu automóvel fique com pendências e corra o risco de ser apreendido e alvo de multas. Mas caso você não tenha optado por essa alternativa e não sabe se já passou ou não o prazo para efetuar o pagamento do seu licenciamento, logo abaixo você confere o calendário 2019 do Detran SC e no próximo tópico você terá um passo a passo completo para consultar valor do licenciamento de veículo. Confira: 

Placa final 1 – até 31 de março

Placa final 2 – até 30 de abril

Placa final 3 – até 31 de maio

Placa final 4 – até 30 de junho

Placa final 5 – até 31 de julho

Placa final 6 – até 31 de agosto

Placa final 7 – até 30 de setembro

Placa final 8 – até 31 de outubro

Placa final 9 – até 30 de novembro

Placa final 0 – até 15 de dezembro

Veja um passo a passo para consultar valor do licenciamento de veículo no Detran/SC

Chegou o momento de descobrir como consultar valor do licenciamento de veículo no Detran SC. Antes de tudo, é preciso saber que esse procedimento abaixo pode variar de acordo com o site do Detran de cada estado, bem como o valor anual. Quem define quanto você irá pagar pela expedição do CRLV é a Secretaria da Fazendo do estado no qual o veículo está registrado. 

Todos os anos essa taxa tem variação de valores, então é essencial sempre consultar valor do licenciamento de veículo no site do Detran. Abaixo apresentamos um passo a passo para realizar essa consulta no Detran SC e também gerar o boleto de pagamento, caso esse seja o seu interesse. Confira:  

1 – Acesse o site do DETRAN – SC

Para isso, digite na barra de endereço http://detran.sc.gov.br/.

2 – Já no site do DETRAN-SC, você deve clicar no ícone com o carro, onde está escrito: “Veículos – Dossiê completo de veículo”. Conforme destaque no recorte abaixo:

consultar valor do licenciamento de veículo

3 – Após acessar, você precisará ter os números do Renavam e da placa do veículo em mãos para inseri-los nos campos correspondentes.

consultar valor do licenciamento de veículo

4 – Com tudo preenchido, você acessará a uma página com os dados do seu veículo, listagem de débitos, histórico de infrações notificadas, infrações em autuação, listagem e histórico de multas e recursos de infrações.

Será nessa página que você poderá consultar valor do licenciamento de veículo e gerar os boletos para o pagamento, clicando em cima do item em questão. Caso esteja tendo qualquer dificuldade ou perceba que há pendências de outros débitos, uma boa forma de ficar em dia com o Detran é contar com a ajuda do Despachante Marcelino

Aqui você consegue liquidar todas as suas pendências junto ao Detran em até 12x no cartão de crédito. Através de um sistema facilitado, o Despachante Marcelino consegue realizar os pagamentos de débitos do seu veículo e rapidamente emitir a nova documentação. E o melhor: você pode resolver tudo pelo WhatsApp, sem ter que sair de casa. Quer saber mais? Então entre em contato com a gente!

Leia também: IPVA: como pagar parcelado e como funciona o pagamento

Se esse texto lhe ajudou a entender como consultar valor do licenciamento de veículo no site do Detran-SC, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e auxilie mais pessoas! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by