Carro blindado: saiba como conseguir o Certificado de Registro

carro blindado

Em junho de 2019, as regras para carro blindado foram alteradas e em agosto a Portaria número 55 do Colog passou a valer em todo o país. Ela determina as condições para carro blindado, assim como caminhonetes, caminhões, ônibus e micro-ônibus. Todas essas mudanças dizem respeito aos registros de carros blindados e suas respectivas documentações.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é um carro blindado e quais são os tipos existentes no mercado.  Além disso, falaremos sobre as condições para obter essa segurança em seu veículo, sua validade, quais regras foram alteradas e os cuidados necessários antes, durante e após o processo. Para saber mais sobre carro blindado continue lendo;

1) Autorização prévia do Detran:

O solicitante pode acessar o site do Detran para baixar o formulário ou procurar um despachante de sua confiança para realizar o procedimento. O formulário deverá ser entregue preenchido, em duas vias, na unidade de trânsito de registro do veículo.

É necessário também a apresentação de cópias dos seguintes documentos:

  • Pessoa física: Identificação pessoal
  • Pessoa jurídica: Contrato Social e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV)
  • Nota fiscal (carro 0km)

2) Obtenção do registro no Exército Brasileiro:

O Certificado de Registro (CR) é emitido pelo Exército Brasileiro, que controla o uso de proteções balísticas e armas de fogo no país. Trata-se de uma autorização ao proprietário para utilizar um veículo blindado. 

carro blindado

3) Busque uma empresa certificada para fazer a blindagem:

No Brasil, apenas empresas certificadas pelo Exército são autorizadas a oferecer e executar o serviço.

4) Declaração de Blindagem e laudo veicular

Entre com o pedido de obtenção da Declaração de Blindagem junto ao Exército Brasileiro.

De posse da autorização da modificação do veículo, providencie o laudo de inspeção veicular fornecido pelo Inmetro ou por entidades por ele credenciadas. Em seguida, agenda a vistoria veicular em uma empresa credenciada.

Leia também: Quem tem direito a comprar carro para PcD e como conseguir a isenção de impostos

5) Solicite nova via do CRV

O último passo é reunir toda a documentação e levar até a unidade do Detran, na qual o veículo está registrado, para a emissão da nova via do CRV. A entidade de trânsito informa no site os valores das taxas. 

Importante: Todo o processo pode ser feito por conta do proprietário do carro blindado, mas, se você quer garantir mais eficácia durante a documentação do seu veículo, recomendamos buscar o auxílio de um despachante de sua confiança. Aqui no Despachante Marcelino, você regulariza seu veículo blindado em até 12x no cartão de crédito, podendo resolver tudo pelo WhatsApp. Entre em contato e conte com uma equipe especializada, com atendimento personalizado! 

Carro blindado: Quais cuidados preciso ter?

carro blindado

Revise os pneus constantemente

Quando você instala blindagem no seu carro blindado, um peso extra também é adicionado na lataria e nos vidros do veículo. Isso gera um desgaste maior dos pneus e exige revisão constante do estado de conservação deles. É muito importante que os pneus estejam em bom estado para conseguir responder apropriadamente em situações de perigo. Por isso, é necessário checar o desgaste dos pneus a cada 5.000 quilômetros e trocá-los, caso seja necessário.

 Avalie o amortecimento e os freios

Além dos pneus, as peças que compõem os sistemas de freio e amortecimento também sofrem bastante com o aumento do peso do veículo. Por isso, é importante realizar manutenção preventiva nessas partes a cada 10.000 quilômetros rodados. Ao menor sinal de problemas, siga com o carro para a manutenção onde foi feita a instalação da blindagem para certificar-se de que não houve comprometimento, além de contar com o auxílio de uma oficina de confiança.

Leia também: Passo a passo para tirar a carteira de motorista: todos as etapas aqui

Lave e use os vidros apropriadamente

Os vidros são um dos pontos que mais exigem atenção de todo motorista. No carro blindado, acontece o mesmo: por serem vidros especiais com camadas de policarbonato, existem alguns cuidados diferenciados:

  • O primeiro é quanto à lavagem. É recomendado apenas água e sabão neutro para higienizá-los delicadamente, especialmente as janelas laterais. O uso de produtos abrasivos ou força excessiva podem estragar o mecanismo de sustentação dos vidros e impedir o funcionamento apropriado;
  • Outro cuidado importante é com o uso dos vidros. Por serem mais pesados do que os originais de fábrica, os mecanismos de subida e descida precisam ser modificados e são sensíveis ao uso constante. Por isso, é indicado que carros blindados andem somente de vidros fechados.

Uma dica bem importante é que a primeira revisão do veículo blindado seja feita 60 dias após a conclusão do serviço. Já as revisões subsequentes têm que ser feitas há cada 6 meses, de modo que a blindagem passe por uma análise minuciosa. 

A seguir, conheça os tipos de carro blindado mais populares do mercado:

carro blindado

A lista de carros blindados inclui modelos de respeito, como: o Toyota Corolla, por conta de sua robustez, liquidez na revenda e o preço mais em conta, levando em consideração uma comparação com os carros mais luxuosos; Honda Civic, que segue os mesmos critérios do Corolla; Hyundai Tucson, que tem aparência discreta e preço baixo; Volkswagen Tiguan, com motorização potente e boa liquidez e Range Rover Evoque, alto refinamento, boa dose de equipamentos e motor potente. Qual destes você escolheria para ter na sua garagem?

Agora que você conhece o procedimento para regularizar um carro blindado e também quais são os modelos mais populares da categoria, que tal compartilhar o nosso post em suas redes sociais?

Nos vemos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by