Como evitar aquaplanagem e o que fazer nessa hora

Imagem para ilustrar o texto sobre como evitar aquaplanagem

Quando o tempo fecha, os acidentes de carro aumentam. Dentre eles o que pode ser mais perigoso é a aquaplanagem, pois ela pode tirar o seu carro do curso e causar um incidente perigoso. Neste texto vamos trazer algumas dicas de como evitar a aquaplanagem e o que se faz nesta hora que pode ser tão desesperadora para o condutor.

Conduzir em dias de muita chuva exige mais atenção dos motoristas. Em dias assim, a visibilidade fica comprometida e existe uma menor aderência do carro no solo. O que deve ser motivo de atenção para todos.

Mas como podemos ter uma direção segura em dias de chuva?

Imagem para ilustrar o texto sobre como evitar aquaplanagem
  • Sempre dirija com as duas mãos para manter o controle;
  • Ande mais devagar! Os pneus terão melhor tração e contato com a pista;
  • Aumente bastante sua distância de outros carros;
  • Fique atento a outros motoristas e perigos à volta. Antecipe situações de perigo em vez de esperar para reagir a elas;
  • Em uma curva, freie somente em linha reta antes dela e gradualmente. Não freie ao fazer a curva, pois o veículo pode se perder e derrapar;
  • Olhe sempre os pneus, veja se as condições deles são as melhores e se não é necessário uma troca

Agora, com dicas valiosas sobre como se deve dirigir em dias chuvosos, vamos entender de uma vez por todas como evitar a aquaplanagem.

Confira as dicas a seguir para dirigir com maior segurança e conseguir manter o controle do seu veículo, mesmo com água na pista.

A aquaplanagem é um fenômeno físico, que acontece quando o carro perde o contato com o solo, por conta de uma camada de água que fica debaixo do pneu. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, deixando o motorista vulnerável e sem controle do veículo.

Ou seja, os pneus escorregam e não respondem ao controle da direção, frenagem ou aceleração. O veículo pode até derrapar ou rodopiar. Isso ocorre quando se tem muita água entre o pneu e a pista, e já não é possível eliminar o problema de uma hora para outra, seja freando ou acelerando ainda mais. Essa camada de água se acumula na frente do pneu até que a pressão exceda a pressão sobre a pista. É quando o carro acaba por perder a aderência com o solo.

Leia também: CRLV digital agora é obrigatório: aprenda como baixar e usar o documento 

Dois fatores costumam ser os responsáveis por isso acontecer. O primeiro deles, como já falado, é a espessura da água, já o segundo é a velocidade do veículo. Por isso, para saber como evitar aquaplanagem, depende principalmente da conduta ao volante.

Como estamos falando durante o texto, a aquaplanagem é profundamente perigosa. Ainda mais quando ela acontece nas quatro rodas, onde é possível perder totalmente o controle do veículo. A boa notícia é que tem como evitar aquaplanagem. Para saber como, continue lendo o texto.

Como evitar aquaplanagem?

Imagem para ilustrar o texto sobre como evitar aquaplanagem

Em dias de chuva, basta um pequeno descuido para que o nosso carro se choque com outro veículo. Ou pior, para que soframos alguns danos ou corramos o risco de gerar algum atropelamento. Por isso, o que sempre temos que ter em mente é o nosso dever de dirigir em uma velocidade reduzida. Sempre respeitando os limites da via.

É bom lembrar que quanto maior a velocidade do veículo e mais profunda for a lâmina d’água, maior será o risco de aquaplanagem. Para evitar a aquaplanagem, esteja atento a essas dicas: 

  • Verifique a calibragem dos pneus mensalmente. A calibragem dos pneus abaixo de 30% do recomendado aumenta muito o risco de aquaplanagem.
  • Verifique o desgaste dos pneus e a profundidade da banda de rodagem mensalmente. Quanto mais profundidade houver, mais água os pneus conseguiram dispersar.
  • Reduza a velocidade ao se aproximar de grandes poças ou de água parada.

“Fiz todos os passos acima, tomei todos os cuidados e a aquaplanagem aconteceu comigo. Como proceder?” Caso ela ocorra é importante manter a calma e estar preparado para tomar a melhor atitude possível. O primeiro ponto é reduzir a velocidade. Caso você veja que já não tem mais o controle sobre o veículo, tire o pé do acelerador. É importante colocar que, em caso de aquaplanagem, você nunca deve acionar o freio subitamente. Se o veículo possuir sistema de ABS os efeitos de uma frenagem súbita serão minimizados.

Tecnologias como as do freios ABS, assim como pneus adequados, são instrumentos valiosos na hora de evitar aquaplanagem. Mesmo assim, mantenha as mãos firmes no volante e não faça movimentos bruscos, para o seu carro não girar. Fique assim por alguns instantes e ao perceber que os pneus voltaram a ter contato com a pista, volte a dirigir normalmente.

Resumindo, se o meu carro se perder na aquaplanagem, eu:

  1. Não irei pisar no freio de uma maneira brusca.
  2. Vou soltar o acelerador lentamente até desacelerar e recuperar a aderência.

Leia também: IPVA 2020: quando pagar, quanto pagar e principais dúvidas

Extra: Você sabia que um avião também pode sofrer com aquaplanagem? Para os mecânicos das aeronaves, este é um fenômeno que tem sido estudado por envolver riscos na operação quando surge lâmina de água na pista. Os cuidados preventivos que um piloto deve ter quando está efetuando uma operação de pouso e decolagem, principalmente com a presença de chuva forte, são levados muito a sério. Em situações assim, o piloto deve desacelerar a aeronave por meio da potência reversa dos motores, exigindo a sua utilização imediatamente após o pouso, momento em que a sua eficiência é máxima.

Imagem para ilustrar o texto sobre como evitar aquaplanagem

Portanto, não são só os motoristas comuns que se preocupam em como evitar aquaplanagem. Os pilotos de avião também tem mais este aspecto para se pensar na hora que estão voando. 

Gostou das dicas de como evitar aquaplanagem? Então compartilhe essa informação com outras pessoas nas redes sociais para que juntos possamos fazer do trânsito um local mais seguro. Nos vemos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by