Despachante Marcelino

Antes de tirar todas as principais dúvidas sobre o IPVA 2020 vamos te explicar um pouco mais sobre esse pagamento que é feito anualmente por todos que possuem um veículo na garagem. O IPVA 2020 é um imposto cobrado anualmente pela Receita Estadual. A metade do valor arrecadado fica no próprio município onde o veículo foi emplacado, enquanto a outra metade vai para os cofres públicos e é utilizada em investimentos como saúde e educação, por exemplo.

Leia também: Revisão para viagem: guia para ler antes de pegar a estrada

Esse valor pago é determinado mediante o valor do automóvel, sendo cerca de 1% para veículos de locação e 2,5% para os demais. Para ter conhecimento do valor a ser pago, é necessário acessar o site do Ministério da Fazenda para obter maiores informações, já que as taxas variam de acordo com o estado. Em Santa Catarina, por exemplo, a porcentagem sobre o valor venal é de 2% para os de passeio e utilitários. Para os veículos de duas ou três rodas, transporte de passageiro ou de carga é de 1%.

Quem tem direito à isenção do IPVA 2020?

IPVA 2020

Muitos também procuram saber se tem ou não direito à isenção do IPVA 2020. Por isso, é importante esclarecer que só tem direito a isenção quem é portador de determinadas doenças ou teve o carro roubado, por exemplo.

A lista das doenças é grande. Confira: Amputação; Artrodrese; Artrite; Artrogripose, Câncer de Próstata Pós Cirúrgico; Cardiopatias; Cirurgia da Coluna; Cirurgia de Joelho; Cirurgia de Punho; Cirurgia e/ou Lesão de Ombro; Condromalácia Patelar; Deficiência Mental; Deficiência Visual; Doença de Parkinson; Encurtamento de Membros; Esclerose Múltipla; Escoliose; Acentuada; Espondilite Anquilosaste; Estomias; Hérnia de Disco.

Ainda na lista: Insuficiência Renal; Lesão por Esforço Repetitivo (LER); Má Formação; Mastectomia; Nanismo; Neuropatias Diabéticas; Ostomia; Paralisia; Paralisia Cerebral; Poliomielite; Problemas Graves na Coluna; Prótese de Fêmur; Prótese Interna ou Externa; Quadrantectomia; HIV; Síndrome do Túnel do Carpo; Tendinite Crônica; Tetraparesia; Tetraplegia, dentre outras.

Como o IPVA 2020 é calculado?

O cálculo do IPVA 2020 é feito de acordo com o tipo de veículo. A alíquota, por sua vez, é definida por cada estado e incidem sobre o valor venal do carro – baseado, em geral, na Tabela Fipe ou Molicar. Os estados do Sudeste, normalmente, têm as maiores alíquotas anuais do imposto – que chegam a 4%.
Existem também alíquotas especiais em algumas cidades do país para veículos específicos, como em São Paulo, onde são oferecidos descontos no IPVA para carros elétricos ou híbridos.

Leia também: CNH especial: o que é, quem tem direito, como tirar

Para calcular o IPVA do seu carro basta identificar o valor do automóvel na tabela utilizada como referência e a alíquota do tributo cobrada no seu estado. Com essas informações em mãos, basta calcular a porcentagem do tributo sobre o valor venal do carro. Como falamos anteriormente, a porcentagem sobre o valor venal é de 2% para os de passeio e utilitários. Para os veículos de duas ou três rodas, transporte de passageiro ou de carga é de 1%. 

Quem tem o dever de pagar IPVA 2020?

Todos os proprietários de veículos devem pagar o IPVA 2020, com exceção de quem possui veículos mais antigos (entre 10 e 20 anos) que estão isentos do pagamento do tributo em alguns estados, proprietários que possuem CNH especial para deficientes e condutores de veículos filantrópicos e/ou utilizados por pessoas deficientes.

IPVA 2020

Em alguns estados também há isenção do IPVA 2020 para proprietários que tenham câncer. A lei também garante a desobrigação de pagamento da taxa para veículos recuperados de roubo, veículos de valor histórico, veículos com perda total e para taxistas.

O que acontece se não pagar o IPVA 2020 em dia?

A primeira consequência é que, com o IPVA 2020 atrasado, o proprietário não pode fazer o licenciamento. Quem é pego com o licenciamento irregular, pode ter o carro apreendido. Ao atrasar o pagamento do imposto, o dono do carro receberá um comunicado pelo correio com um prazo para quitar a dívida. Se não cumprir essa data, ele poderá ser negativado. Por ser uma dívida com o governo, em vez de ter seu nome incluído no SPC ou no Serasa, o nome estará na dívida ativa, que é uma execução fiscal onde ele poderá até mesmo perder o bem.IPVA 2020

Ao não pagar o IPVA, o motorista não poderá mais dirigir o carro. Isso porque, se for parado pela polícia, terá que pagar além do imposto atrasado, os juros e as multas para regularizar a situação, além de cobrir os gastos dos dias em que o carro ficou parado no pátio do Detran.

Confira agora o calendário de pagamento do IPVA 2020 do Estado de Santa Catarina e evite ter problemas com o pagamento do imposto:

Final da placaCota única1ª parcela2ª parcela3ª parcela
1último dia do mês de janeiro10.0110.0210.03
2último dia do mês de fevereiro10.0210.0310.04
3último dia do mês de março10.0310.0410.05
4último dia do mês de abril10.0410.0510.06
5último dia do mês de maio10.0510.0610.07
6último dia do mês de junho10.0610.0710.08
7último dia do mês de julho10.0710.0810.09
8último dia do mês de agosto10.0810.0910.10
9último dia do mês de setembro10.0910.1010.11
0último dia do mês de outubro10.1010.1110.12

Se tiver mais dúvidas ou precisar regularizar o documento do seu veículo, não deixe de entrar em contato conosco. Temos uma equipe especializada que certamente poderá te ajudar a andar 100% seguro pelas ruas. Se gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Nos vemos em breve.

× Como posso te ajudar?