QR Code das Placas Mercosul: descubra para quem serve e como verificar informações

imagem ilustrativa mercosul

Muitas pessoas ficaram perdidas com o QR Code das Placas Mercosul. Isso se deve ao fato das mudanças da nova placa. Todos estão acostumados a ver no emplacamento antigo a cidade e o estado de que o carro pertence, escrito logo acima do número da placa.

Já no novo emplacamento, essas informações ficam anexadas diretamente no QR Code das Placas Mercosul, ou seja, uma forma de segurança maior que impede que essas informações sejam alteradas. Mas aí entra a dúvida da maioria dos brasileiros:

O que é QR Code das Placas Mercosul?

QR Code das Placas Mercosul é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto, um endereço URL (site), um número de telefone, uma localização em mapa, um e-mail, um contato e até um SMS.

O mesmo agora faz parte da nova placa e serve para fornecer informações adicionais sobre o veículo, além de, segundo o governo, poder rastreá-lo. Todo e qualquer cidadão comum poderá acessar o código por um aplicativo próprio para leitura. Acessando esse código, será possível encontrar informações como o nome do condutor do veículo e também cidade e estado que o veículo pertencem.

Já policiais poderão acessar através de um aplicativo próprio e ter dados mais específicos do condutor, veículo e também débitos não pagos. Facilitando, assim, a multa aos veículos que possuam dívidas inadimplentes.

Como acessar o QR Codes?

Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um telefone celular. Os modelos mais novos, já possuem um sistema integrado que faz a leitura automaticamente. Basta abrir a câmera do aparelho e pronto! 

Já nos modelos mais antigos, para acessar o QR Code, antes de tudo, entre no aplicativo Play Store disponível no seu celular e digite na área de busca: “leitor de QR Code”. Os aplicativos disponíveis podem variar de acordo com o sistema operacional do seu celular (Android ou IOS). Em seguida, basta escolher um deles, baixar e pronto! Você já pode fazer a leitura de qualquer QR Code. 

Mas atenção, a leitura do QR Code das Placas Mercosul é um pouco diferente! 

Leitura do QR Code das Placas Mercosul

Qualquer cidadão residente em países sul-americanos, com exceção das Guianas e do Suriname, pode validar a autenticidade das Placas Mercosul e acessar informações do veículo. Agora, aprenda como ler o QR Code da Placa Mercosul e ter acesso às informações do automóvel. Veja o passo a passo da “leitura”:

  • No geral, o QR Code fica no canto superior esquerdo da Placa Mercosul. Normalmente, pode ser lido por câmeras de smartphones ou por aplicativos para esse fim (leitores de QR Code);
  • Contudo, para ler a Placa Padrão Mercosul, é preciso ter um aplicativo específico, chamado de VIO, disponível para Android e iOS;
  • No aplicativo, é disponibilizado um número de série, e não imediatamente as informações do veículo. Esse número de série é emitido de Departamento Estadual de Trânsito (DENATRAN).

  • De posse desse número de série e a placa do veículo, é possível acessar os dados por meio do Portal de Serviços do Denatran. Antes, é preciso fazer um cadastro no site do Denatran informando o CPF;

  • No Portal de Serviços do Denatran, selecione a opção “Consultar Placa Veicular”. Digite o “Número de Série QR Code” gerado na leitura e a “Placa” do veículo e confira as informações disponíveis.

E quais são os dados registrados pelo QR Code das Placas Mercosul

O QR Code das Placas Mercosul apresenta, para os cidadãos comuns, informações genéricas sobre o automóvel, como ano de fabricação e registros das empresas responsáveis por emplacá-lo. Os dados disponíveis são:

  • Placa;
  • Número de Série do QR Code;
  • UF de Estampagem;
  • Município de Estampagem;
  • Tipo de Placa (traseira ou dianteira);
  • Situação da Placa (ativa ou não);
  • Data/hora da Estampagem;
  • Responsável pela Lacração;
  • Fabricante;
  • Razão Social;
  • Estampador;
  • Razão Social;
  • Dados Atuais do Veículo;
  • Chassi final;
  • UF Jurisdição;
  • Marca/Modelo;
  • Ano Fabricação;
  • Ano Modelo; e
  • Cor do veículo.

Saiba quando é preciso usar as Placas Mercosul

Primeiro, saiba que, os proprietários de veículos – que queiram por vontade própria – utilizar as Placas Mercosul, podem fazê-lo. E para os seguintes casos, os veículos brasileiros devem adotar a placa obrigatoriamente: no primeiro emplacamento, na mudança de categoria do veículo, em acontecimento de roubo, furto, extravio ou dano da placa, na mudança de unidade federativa e instalação de segunda placa traseira.

EXTRA: Conheça abaixo as três principais dúvidas em relação a nova Placa Mercosul

1 – Uma das duas placas do meu carro caiu ou foi danificada. A outra continua em bom estado. Poderei expedir uma placa no formato antigo para repor a perdida?

Não. Será obrigatório migrar para o novo modelo, mesmo se você não estiver transferindo a propriedade do veículo.

2 – Os sete caracteres que compõem a nova placa têm uma distribuição ordenada entre letras e números ou ela é totalmente aleatória?

Enquanto o modelo antigo era do tipo LLL-NNNN, em que L é letra e N é número, a configuração adotada pelo Brasil da nova placa Mercosul é LLL-NLNN. Muito parecida com a anterior, com a diferença de que o caractere na quinta posição passa a ser uma letra e não um número. Já a Argentina segue o padrão LL-NNN-LL, enquanto no Uruguai os sete caracteres da placa Mercosul estão organizados em LLL-NNNN.

3 – Se meu carro for transferido para um país vizinho do Mercosul, que também adotou o novo sistema, ele poderá preservar a combinação de letras e números que recebeu no Brasil?

Não. Nesse caso, será feita a baixa da placa brasileira junto ao Detran, com anotação no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e as duas placas em uso serão inutilizadas. No outro país, o veículo receberá uma nova combinação alfanumérica, conforme o padrão adotado ali.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre as novas placas e o QR Code das Placas Mercosul, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem sobre o assunto. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by