Caro condutor,
Assim como todo cidadão brasileiro possui o número de RG e CPF, documentos de identificação junto ao Estado, os veículos possuem o Renavam.
A sigla significa Registro Nacional de Veículos Automotores é identificada em um número de 11 dígitos individual para cada carro registrado no país, o código Renavam.
O Renavam é o registro que contém todos os dados de um respectivo automóvel. Ele é gerado no momento do emplacamento do veículo e tem dados desde sua fabricação, ano, cor e chassi, trocas de propriedade, mudanças de estado e características. Esse número não muda, acompanhando o veículo até que ele saia de circulação.
O sistema do Renavam é totalmente integrado com os departamentos de trânsito dos estados – DETRAN e DENATRAN – com isso a base de dados mantém-se sempre atualizada e segura.
O código Renavam do veículo é encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital.
Até pouco tempo atrás o código do Renavam possuía apenas nove números, compostos por oito dígitos e mais um último algarismo verificador. Mas desde 2013, essa numeração passou a ter 11 dígitos, com o objetivo de ampliar as possibilidades de combinações numéricas para atender aos novos registros de veículos.