Cuidados com o carro que você deve ter todo mês

Foto mostrar um carro recebendo um jato de água; Imagem para ilustrar o texto sobre cuidados com o carro

Ter um carro é um dos grandes sonhos da maior parte dos brasileiros. Um bem tão desejado e, em sua maioria, conquistado com bastante suor e dedicação. Contudo, ter certos cuidados com carro pode fazer com que a durabilidade dele se torne maior e, consequentemente, seja seu parceiro por um bom tempo.

Não se trata apenas dos cuidados ao abastecer, ao guardar o veículo ou ao lavar preocupando-se em retirar todos os resíduos de poeira sem arranhar a pintura do automóvel. Embora esses sejam os cuidados com carro mais conhecidos, existem também outros aspectos do veículo aos quais você deve se atentar mensalmente. Veja, a seguir, como cuidar do seu carro todo mês para que ele se mantenha em bom estado por mais tempo. Continue lendo:

Imagem para ilustrar o texto sobre cuidados com o carro

Cuidados com o carro: Freios

O importante é dar uma checada, mensalmente, no líquido de freio. Caso perceba que ele vem baixando muito depressa, fique atento: isso pode indicar algum vazamento no sistema das bombas principal e auxiliar ou no próprio encanamento, o que exige reparação, ou substituição de peças.

Se nenhum vazamento foi constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos. Nesse caso, não deixe de levar o seu veículo ao mecânico e peça-o para dar uma verificada no freio de estacionamento também.

Leia também: CRLV digital agora é obrigatório: aprenda como baixar e usar o documento

Cuidados com o carro: Correias do motor

Elas estão em vários locais, seja no alternador, ventilador, direção hidráulica ou ar condicionado, e tendem a se desgastar rapidamente. Fique de olho para conferir se não houve diminuição nas espessuras e surgimento de rachaduras. Caso exista alguma avaria do tipo, substitua as correias imediatamente.

Cuidados com o carro: Pneus

Com os pneus, a principal preocupação é com o desgaste. Analise os seguintes itens:

  • Se você notar uma parte mais gasta no centro da roda, é sinal de que a calibração está acima da indicada pelo fabricante.
  • Contudo, se o desgaste for maior nas laterais é porque a calibragem está abaixo do recomendado.
A imagem mostra alguém calibrando um pneu. Foto para ilustrar o texto sobre cuidados com o carro

Mas, se o desgaste estiver especificamente do lado interno ou externo mostra a necessidade de alinhamento da suspensão. A calibragem correta evita desgastes precoces e também na economia de combustível. Procure fazer periodicamente e com o veículo frio, geralmente a cada 15 dias. Para saber a calibragem ideal, recorra ao manual do proprietário e não se esqueça também de conferir o estepe.

Cuidados com o carro: Óleo

Um dos itens de suma importância na lista de cuidados com o carro é o óleo, pois é ele que lubrifica as partes móveis do motor e evita quebras, gerando o perfeito funcionamento do sistema. Siga de acordo com o manual do proprietário, que diz o tipo e periodicidade da troca. Caso você ignore isso, haverá falhas na lubrificação interna e avarias profunda no interior do motor.

Com a vareta do óleo, você analisa a quantidade e o estado do óleo. Você deve averiguar visualmente, com o motor frio e em uma superfície plana. Se estiver abaixo, você pode pedir a troca no seu mecânico de confiança ou em postos de combustível autorizados. Peça para verificar possíveis vazamentos também.

Leia também: Descubra o que acontece se você dirigir com CNH vencida

Cuidados com o carro: Radiador

Faça a inspeção visual a fim de detectar fugas ou irregularidades na superfície e nunca deixe de estar atento ao nível do líquido de arrefecimento, abastecendo caso necessário. Dê preferência pelo abastecimento com líquido de arrefecimento próprio, o que evita danos ao motor causados por impurezas. Mas atenção: caso tenha que abastecer o reservatório constantemente, é um sinal que pode existir um vazamento. Nesse caso, leve ao seu mecânico de confiança para uma avaliação. A verificação deverá ser feita com o motor frio e a tampa do radiador deverá estar sem rachaduras e sempre limpa.

Cuidados com o carro: Lavagem

Esse é um detalhe que muitas pessoas “acham que sabem”, mas no fundo acabam cometendo enganos que podem prejudicar o brilho do veículo. Para evitar esses erros e deixar seu automóvel sempre brilhando, sugerimos que você retire as sujeiras mais pesadas com jatos de água. Em seguida encha um balde com água e xampu automotivo ou sabão neutro (preferência para os com glicerina) e inicie pelo teto, ou seja: lave o carro aos poucos, sempre de cima para baixo.

Enxágue cada parte cuidadosamente antes de começar outro setor e para secar utilize um pano de microfibra. Eles são encontrados em supermercados e absorvem mais água. Se não for possível, escolha uma toalha macia e limpa para não criar hologramas (unhas de gato) na pintura.

Cuidados com o carro: Finalização da lavagem

É importante manter o seu veículo limpo, por isso incluímos este item aqui na nossa lista de cuidados com o carro. Ao terminar a lavagem, finalize os pneus com um produto chamado popularmente de pretinho, que é um silicone próprio para deixar o pneu bonito e com aparência de novo. Limpe seu carro por dentro, passando aspirador no carpete, nos bancos e no teto. Para retirar o pó do painel e das portas, utilize um pano limpo e úmido.

Só coloque os tapetes quando estiverem completamente secos, para não dar mau cheiro no carro. Se preferir, pode colocar aromatizantes de ambientes próprios para veículos. Você também pode improvisar com um pedaço de algodão umedecido em perfume.

Extra:  Cuidados na hora e realizar a lavagem do motor

A foto mostra uma pessoa colocando água no motor. Imagem para ilustrar o texto sobre cuidados com o carro

Tenha cuidado ao lavar o motor e só o faça se tiver o mínimo de conhecimento para tal. Caso contrário, leve a algum lugar especializado nesse tipo de atividade. Da mesma forma, evite lavar o motor com muita frequência, principalmente se estiver pensando em vendê-lo, pois isso não é um bom indício para os conhecedores.

Vale lembrar que as centrais eletrônicas e os componentes eletrônicos do motor são sensíveis aos jatos fortes de água e aos produtos químicos derivados do petróleo, que também podem danificar as borrachas e prejudicar o seu funcionamento.

Mantenha o seu carro com a revisão em dia e cuide do seu companheiro todos os meses. Afinal, é ele que te leva para todos os lugares que você precisa ir. Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Nos vemos na próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by