Quais são os serviços de despachante e suas facilidades para quem contrata

Imagem para ilustrar o texto sobre serviços de despachante

Contratar os serviços de despachante pode fornecer muitos benefícios em diversas áreas burocráticas. O despachante resolve situações emergenciais e cotidianas que demandam um tempo que na maioria das vezes nós não temos. Entenda melhor como o serviço se divide e, no final do artigo, como, de fato, chegar a ele. Uma coisa é certa: esses serviços de despachante são de grande serventia, seja para pessoa física ou jurídica. 

De uma forma bastante ampla e pouco específica, o despachante de veículos é o profissional que faz uma ponte entre o indivíduo e o Departamento Estadual De Trânsito, mais conhecido como Detran. Ele trabalha como uma espécie de procurador e pode representar quem o contrata junto ao DETRAN para a solução de diversos serviços.

Todos os documentos que se referem à regularização e legalização de veículos podem ser providenciados por um despachante de veículos, também chamado despachante de trânsito.

Conheça abaixo quais são os principais serviços de despachante e quais são as facilidades para quem contrata:

  • Licenciamento de veículos;
  • Transferência de veículos;
  • Comunicação de venda;
  • Primeiro emplacamento;
  • Alteração de características do veículo no registro;
  • Baixa definitiva do veículo como sucata;
  • Consulta de situação do veículo;
  • Segunda via de CRV (Certificado de Registro do Veículo) – conhecido como documento de compra e venda;
  • Segunda via de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Leia também: CNH para Uber: o que é preciso para se tornar um motorista de aplicativo

Licenciamento de veículos

Imagem para ilustrar o texto sobre serviços de despachante 2

Provavelmente o licenciamento seja o que faz um despachante de veículos com maior frequência. Todo veículo precisa ser licenciado anualmente e muitas pessoas têm dúvidas de como fazer isso de forma adequada. Por isso, procuram o auxílio de um despachante.

Transferência de veículos

Quando você compra um veículo usado, precisa providenciar a transferência do mesmo para o seu nome. Esse é um dos serviços de despachante mais procurados pelos motoristas. Essa transferência tem um prazo para ser efetuada ou gera a cobrança de uma multa.

Imagem para ilustrar o texto sobre serviços de despachante 5

Dessa forma, é necessário efetuar a transferência o mais rápido possível. Se você tem dúvidas de como fazer esse procedimento, pode contar com os serviços de despachante. A transferência também é um procedimento necessário caso você mude de endereço. Se você mudar de cidade, o procedimento é um pouco mais complicado.

Nesses casos de mudança de endereço, também é preciso atualizar seus dados o mais breve possível para não correr risco de perder alguma notificação importante que o DETRAN envie para você.

Comunicação de venda

Quando você vende seu veículo também é necessário realizar junto ao DETRAN o informe de venda do veículo. Esse procedimento é essencial, pois ele garante que você transfira para o comprador a responsabilidade sobre o veículo.

A partir do momento que é feita a comunicação de venda, o vendedor tem condições de se isentar da responsabilidade por fatos que ocorram com o seu antigo veículo. Por exemplo, se o condutor do veículo vendido se envolver num acidente de trânsito e fugir sem prestar socorro. Neste caso, a placa do veículo leva ao seu proprietário, que é prontamente acionado e processado pela infração.

Leia também: Conheça 9 multas curiosas que você está sujeito a tomar e nem imaginava

Imagem para ilustrar o texto sobre serviços de despachante 4

Se o novo proprietário ainda não efetuou a transferência e você não realizou a comunicação de venda, a pessoa responsabilizada pelo acidente será você. Não comunicar a venda ao DETRAN também pode fazer com que você tenha que efetuar o pagamento de multas e tributos referentes ao veículo.

Para evitar aborrecimentos e transtornos, o importante é realizar a comunicação de venda imediatamente após a entrega do veículo. Essa comunicação de venda é um dos procedimentos que o despachante de veículos pode fazer por você junto ao DETRAN.

Quando vender um veículo, preocupe-se também em preencher de forma correta todas as informações do documento de compra e venda.

Primeiro emplacamento

Imagem para ilustrar o texto sobre serviços de despachante 3

Quando você adquire um veículo novo, ele não tem placa, nem registro. Assim, isso precisa ser providenciado o mais breve possível para evitar transtornos. É necessário realizar essa tarefa o mais breve possível para evitar transtornos. Entre outros inconvenientes, um veículo sem registro não pode ser segurado. Esse procedimento está entre a lista de serviços de despachante.

Alteração das características do veículo no registro

Você não pode simplesmente pintar seu veículo de outra cor e continuar utilizando o veículo sem fazer a devida alteração no DETRAN. A cor é apenas o exemplo mais comum. O mesmo ocorre com o combustível e outras características que constem no registro. 

O despachante de veículos pode te auxiliar em todo o processo. Principalmente com as orientações sobre documentação e trâmites necessários para a realização das alterações desejadas dentro dos rigores da lei.

Baixa definitiva do veículo como sucata

No extremo oposto do primeiro emplacamento do veículo está a sua baixa definitiva como sucata. Assim como tudo, a vida útil de um veículo também chega ao fim. Isso pode acontecer porque o veículo já tem muitos anos de uso e tem problemas mecânicos que não podem mais ser reparados.

Mas também pode ocorrer algum acidente onde o reparo seja completamente inviável, a chamada perda total. Essas são as circunstâncias mais comuns em que um veículo não tem mais condições de circular.

O destino de um veículo sem condições de circular é virar ferro velho e ser reaproveitado de todas as formas possíveis. Porém, apenas deixar o veículo não é suficiente. É necessário regularizar a situação documental do mesmo. Deve ser feito o procedimento de baixa definitiva do veículo como sucata e o despachante de veículos pode te auxiliar na realização desse procedimento.

Conclusão

Sempre que for necessário realizar algum procedimento referente à documentação do seu veículo, você pode recorrer a um despachante da sua confiança para te ajudar com a situação. Afinal, agora que você entendeu melhor quais são os serviços de despachante de veículos, fica mais fácil saber em quais situações você deve procurar por um.

Aqui no Despachante Marcelino, você pode resolver todas suas questões com o Detran pelo celular. Se precisar de algum dos nossos serviços de despachante, não deixe de nos procurar. Clique aqui para falar com a gente! Compartilhe nosso artigo nas redes sociais e ajude os seus amigos a entenderem como eles podem se beneficiar dos serviços de despachante de veículos. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by