Placa Preta: saiba o que é, como obter e os principais mitos

Imagem ilustrativa do texto sobre placa preta

O antigomobilismo cresceu exponencialmente nos últimos anos no Brasil. E a placa preta é um marco para quem possui um carro antigo. Principalmente quando se trata de um carro com história de família. Assim como veículos diplomáticos têm placa azul e táxis têm placa vermelha, os carros de coleção têm o direito de receber uma placa preta, atestando que ele está em ótimas condições e mantém sua originalidade.

Sonho de todo colecionador de automóveis, a placa preta é chamada de Placa de Veículos de Coleção e foi criada em 1998, mas não é tão fácil de ser solicitada, como muitos motoristas imaginam. Afinal, o carro precisará atender a diversos requisitos antes de conseguir a placa preta. Neste artigo, você descobrirá como conseguir placa preta e entenderá quais são as exigências para ter esse item em seu carro antigo. Acompanhe!

Saiba quais são os requisitos para conseguir a placa preta:

Imagem para ilustrar o texto sobre a placa preta do carro e como obtê-la

Ter mais de 30 anos de fabricação

O primeiro requisito para que um carro receba uma placa preta é sua idade. Para ser elegível, o automóvel deverá ter, pelo menos, 30 anos de fabricação.

Contar com as características originais preservadas

Quando falamos em carros de coleção, não adianta apenas ter um modelo com décadas de fabricação. O estado de conservação e a originalidade também são essenciais se você quer conseguir uma placa preta.

Como a maioria das peças de veículos antigos não são mais fabricadas, é necessário que, pelo menos, 70% de suas características originais estejam em bom estado de conservação. Isso quer dizer que o automóvel não pode ter peças de outros veículos e nem ter passado por adaptações ou customizações em sua estrutura.

O veículo deve seguir os seguintes critérios:

Pintura: deve ser de acordo com o padrão da época e bem conservada. Não são aceitas cores diferentes das originais da época, como, por exemplo, pinturas camaleão, perolizadas e etc;

Interior: Deve ser o mais próximo do original. Não são aceitos interiores que sejam de outros materiais do que os originais e que possuam costuras e desenhos não condizentes com os originais;

Rodas: Devem ser as originais de fábrica;

Reparos: Caso o carro tenha sido restaurado, o acabamento não pode ser feito com massa plástica;

Como falamos, itens como rodas, motor e elementos do interior não podem ter sofrido grandes alterações em suas características originais, assim como a pintura e as cores precisam estar dentro do padrão original da época.

Além disso, é essencial que todos os elementos do carro estejam em bom estado. Não adiantará nada ter um modelo com peças originais, mas que esteja em péssimo estado. Por isso, o veículo precisa estar limpo, sem sujeiras ou encardidos e sinais de ferrugem.

Fazer parte de uma coleção

Entre as exigências de como conseguir placa preta, integrar um clube de carros antigos é imprescindível. Isso é necessário para que seu veículo faça parte de uma coleção e, assim, seja classificado para receber a placa.

Existem diversos Automóveis Clubes no Brasil, com preços bastante variados, mas é muito importante que você escolha uma entidade credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e filiada à Federação Brasileira dos Veículos Antigos (FBVA).

Obter um Certificado de Originalidade

Por fim, a obtenção de uma placa preta exige que você tenha um Certificado de Originalidade, documento oferecido pelo clube de carros antigos e necessário para registrar um veículo de coleção.

Imagem para ilustrar o texto sobre a placa preta do carro e como obtê-la

O próprio clube é responsável por fazer uma vistoria do automóvel e verificar se ele está apto para receber o documento. Se você seguiu todas as orientações acima e seu carro antigo se enquadra, ele está pronto para receber uma placa preta! Para isso, basta providenciar a mudança da categoria junto ao órgão de trânsito.

Depois de conseguir, cuide bem do seu automóvel antigo! Além de passar a contar com um alto valor histórico e de conservação, o carro não precisará mais passar por inspeções obrigatórias e a placa não tem prazo de validade. Por isso, cabe a você conservá-lo e mantê-lo sempre em bom estado.

Quais itens podem reprovar a placa preta?

Como falamos acima, modificações profundas na originalidade do projeto, além de pintura fora do padrão de fábrica, rebaixamento do conjunto da suspensão, alteração na motorização, rodas diferenciadas ou componentes da cabine que tirem a raridade do veículo não são aceitas. Vale lembrar que réplicas não são certificadas com placa preta.

Quais as vantagens de ter placa preta no veículo?

Além da isenção da obrigatoriedade de alguns itens de segurança como citado acima, o veículo de coleção identificado com a placa preta também se valoriza economicamente, e também gera autenticidade. Muito disso se deve ao rigor para se conseguir a placa preta. Ou seja, se o carro possui tal identificação, quer dizer que possui excelente conservação.

Da mesma maneira, em alguns estados é possível conseguir isenção do pagamento do IPVA. Porém, é preciso verificar a legislação do estado e, também, providenciar um atestado de valor histórico para veículos, emitido pelo Iepha.

EXTRA: Passo a Passo de como conseguir a placa preta?

Imagem para ilustrar o texto sobre a placa preta do carro e como obtê-la
  • Procure um clube de carros antigos da sua cidade que seja credenciado pelo Denatran;
  • Será feita uma vistoria com uma planilha de pontos de 0 a 100. A nota mínima para aprovação é 80;
  • Se o carro for aprovado irá ganhar o certificado de originalidade;
  • Em posse desse certificado, procure o Denatran e solicite a autorização para a confecção da nova placa;
  • Para finalizar o processo, deve-se passar na vistoria padrão do Detran para que seja feita a alteração nos documentos, que irão constar “veículo de coleção”.

Pronto, enfim o carro será emplacado com a placa preta.

Agora que já sabe como conseguir placa preta, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e mostrar para seus amigos como ter um verdadeiro carro de coleção. Nos vemos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by