Qual o prazo para emplacamento de veículo novo?

Antes de saber qual o prazo para emplacamento de veículo novo, vamos tirar algumas dúvidas que existem entre as pessoas que buscam informações sobre documentação de veículos.

Um dos primeiros itens que o comprador deve avaliar na hora de adquirir um carro é o emplacamento. A placa é uma identificação e deve sempre estar em perfeitas condições para que motorista não tenha grandes problemas no futuro. O processo de emplacamento é simples e não é demorado. Apesar disto, muitos condutores ainda têm dúvidas na hora de emplacar seu carro ou moto.

Sabemos que o emplacamento irregular traz inúmeras consequências para o proprietário do veículo e, por isso, é importante ter em mãos todas as informações necessárias. Tendo em vista a necessidade de saber qual o prazo para emplacamento de veículo novo e outras informações, reunimos neste artigo as principais questões sobre o assunto. Continue lendo.

Saiba o que é emplacamento

O emplacamento do veículo nada mais é do que a identificação deste bem. Este processo é realizado pelo DETRAN e deve seguir uma ordem nacional. No Brasil, as placas dos automóveis estão passando por algumas modificações e a sequência e quantidade de caracteres foi alterada.

No primeiro emplacamento do veículo, a solicitação deste processo deve partir do proprietário. Se não for possível, é necessário que o dono do veículo assine uma procuração para que outra pessoa possa solicitar a identificação do veículo.

Para realizar esta solicitação, o interessado deve comparecer ao DETRAN de SC ou procurar um despachante de sua confiança.

Leia também: As dúvidas mais frequentes sobre transferência emplacamento e IPVA de veículos

Qual a documentação necessária para realizar o emplacamento do veículo?

Nota fiscal do veículo;

Decalque do número do chassi original;

Cópia e original da carteira nacional de habilitação ou RG do proprietário;

Cópia e original do comprovante de endereço (emitida há, no máximo, 3 meses);

Quais as taxas deverão ser pagas no emplacamento?

Antes de saber qual o prazo para emplacamento de veículo novo, tome nota de todas as taxas que deverão ser pagas durante o processo:

Primeiro Registro do Veículo no Estado;

Taxa;

IPVA;

Seguro obrigatório|DPVAT;

Personalização de placas (opcional).

Como personalizar a placa do meu veículo?

A escolha pode ser feita de três formas: apenas letras, apenas números ou a placa completa. Cabe informar, entretanto, que a personalização da placa pode ser feita apenas dentro das opções alfanuméricas disponíveis para o seu estado.

Caso haja interesse em escolher uma placa específica, o primeiro passo (antes mesmo de encaminhar a documentação para registro) é verificar junto ao Detran se a placa desejada está disponível. Em caso positivo, é necessário informar ao atendente o interesse e a placa escolhida, antes de abertura do processo e do pagamento da taxa.

A escolha de placa só é possível no primeiro emplacamento e é irreversível, de acordo com o artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro.

Leia também: Passo a passo: como converter multa em advertência

Qual o prazo para emplacamento de veículo novo?

A lei em relação ao prazo para emplacamento de veículo novo é bem clara: a circulação de carros sem placa é severamente proibida. Nos casos de zero km, nacionais ou importados, é preciso estar com a nota fiscal da compra, que tenha a data em que o veículo foi entregue ao comprador. Mas isso só vale num período de 15 dias da compra.

É importante dizer também que durante os 15 dias de circulação, é permitido apenas o deslocamento entre a concessionária e a entidade de trânsito responsável. Sendo assim, se o veículo for parado circulando em qualquer outra condição será apreendido, como prevê o Contran.

Ou seja, o prazo para emplacamento de veículo novo é de 15 dias, contando que o carro faça apenas o trajeto de concessionária e DETRAN.

Quais são as punições para quem não cumpre o prazo para emplacamento de veículo novo?

O seu veículo pode ser apreendido, você será multado e ainda vai receber pontos em sua carteira de habilitação.

Circular com o carro sem placa vai contra a legislação vigente, e por isso, traz muita dor de cabeça para quem o faz. Afinal, a placa é a forma como o carro é identificado, tem suas origens conformadas e possibilita manter o controle da frota.

Ou seja, se você quer evitar problemas é melhor ficar atento ao prazo para emplacamento de veículo novo. Certo?

Conclusão

Agora que você já tem a informação sobre o prazo para emplacamento de veículo novo e dados sobre multas e taxas, que tal se informar um pouco mais sobre transferência? Separamos em nosso blog um passo a passo sobre este processo que ainda traz muitas dúvidas aos novos compradores.

Se você gostou do nosso artigo, não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?