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Revisão para viagem: guia para ler antes de pegar a estrada

Chegou uma das épocas mais esperadas para os brasileiros que trabalham sem parar durante o ano: as férias. Mas esse também é o período em que se registra o maior número de acidentes rodoviários. Por isso, encoste seu carro em uma mecânica para uma revisão para viagem antes de cair na estrada e evite surpresas desagradáveis.

Para te ajudar na hora da revisão para viagem, preparamos uma lista de cuidados que você deve ter antes de pegar a estrada e sair para aproveitar alguns dias de descanso. Confira:

Pneus

Quando for checar as condições dos pneus, não esqueça de verificar se o estepe está cheio e em boas condições de uso. Nos pneus, observe se há bolhas e, se houver, troque imediatamente a unidade. O pneu nesse estado pode até explodir (principalmente em rodovias, onde ele fica exposto a altas temperaturas, o que eleva sua pressão).

Verifique também se a banda de rodagem está desgastada. Isso indica desalinhamento da suspensão ou pressão inadequada no pneu por longos períodos. Os sulcos devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade. Eles são essenciais para que seja feita a drenagem correta em caso de chuva, prevenindo uma aquaplanagem (quando o carro passa por uma poça de água ou de lama e perde o contato com a pista).

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Uma revisão na pressão de todos os pneus também é importante. Fique atento à quantidade de passageiros e de bagagem que o carro vai carregar, porque a maioria dos modelos exigem pressões diferentes. Se for o caso, calibre o pneu de acordo com as condições de peso do carro.

Rodas

Na hora da revisão das rodas, veja se não há partes amassadas. Isso pode provocar pressão nos pneus e fuga de ar, comprometendo a segurança do veículo. O reparo é simples e pode ser feito por um borracheiro. Nas rodas de liga leve, veja se existem quebras e trincas. Dependendo do caso, substituí-las pode ser necessário durante a sua revisão para viagem.

Dispositivos: Triângulo, macaco e chave de roda

O triângulo deve ser utilizado para alertar outros motoristas que você está parado. A distância recomendada é de 10 metros do local que estiver estacionado. O macaco serve para realizar a troca dos pneus e deve sempre estar em perfeitas condições de uso. Confira antes de iniciar a viagem.  Já a chave de roda é utilizada para afrouxar os parafusos.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Se o carro está puxando para os lados, recomenda-se fazer o alinhamento na sua revisão para viagem. Esse procedimento é relevante porque o aumento do atrito entre pneu e solo contribui para a economia de combustível, além de melhorar a segurança. O balanceamento faz-se necessário quando o volante apresenta trepidações acima de determinadas velocidades. Ele proporciona conforto na direção e melhor desempenho dos pneus.

Fluidos

Na estrada, o motor fica sujeito a um esforço maior que na área urbana. Por isso, faça uma revisão para viagem no nível e na validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros.

Na oficina, peça para verificar se há algum vazamento, como do líquido de arrefecimento, do óleo do motor e de transmissão, do fluido de freio, da direção hidráulica e embreagem. Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não hesite em substituí-los. Peça para avaliar também o nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex) na sua revisão de viagem.

Sistema elétrico

Teste os faróis, lanternas e setas. Tenha certeza que não há nenhuma lâmpada queimada. E não deixe de verificar a bateria do automóvel, sem ela você terá grandes transtornos durante sua viagem. Com o uso de um voltímetro o profissional conseguirá detectar se há necessidade de trocá-la.

Sistema de limpeza dos vidros

Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, cheque o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água. No dia da viagem, limpe bem os vidros porque a sujeira reflete luz e dificulta a visão.

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Veja uma lista de itens básicos que precisam estar em dia com a revisão de férias:

  • Água da bateria;
  • Água limpador de para-brisas;
  • Extintor de incêndio;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de óleo;
  • Fluido de freios;
  • Fluído direção hidráulica;
  • Fluido radiador;
  • Óleo do câmbio;
  • Óleo do motor;
  • Palhetas de limpeza dos vidros;
  • Pressão pneus;
  • Vaselina na bateria.

Combustível

Abasteça em locais que você tem costume. Durante a revisão para viagem, aproveite para repor o combustível do reservatório de partida a frio, se o seu carro for flex.

Velas e Cabos

Falhas na aceleração, consumo excessivo de combustível e perda de potência pode ser um aviso de que há problemas nas velas e nos cabos de ignição. Cabos danificados podem provocar o desvio da corrente.

Correia Dentada

É importante verificar a possibilidade de trincas e desgastes a cada 15 mil km. Segundo os fabricantes, a troca deve ser feita a cada 50 mil km. Além da correia dentada, é importante revisar todo o conjunto que faz parte do seu mecanismo, composto por tensionadores e polias. Se a correia quebrar com o carro em movimento, o motor perderá seu sincronismo, provocando choque entre pistões, válvulas, bielas e cabeçote.

E não se esqueça de verificar também os níveis de água no reservatório, bem como no destinado ao limpador de para-brisa durante a sua revisão para viagem. Depois de revisado todos esses itens, você pode colocar as malas no bagageiro e viajar tranquilamente pelas ruas do país.

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Até mais.

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