Taxas ao comprar carro 0KM ou Usado: tudo o que você precisa saber

Muitos brasileiros esperam ansiosos pelo dia em que comprarão o seu carro 0KM ou usado. Para isso, é preciso se programar e entender quais são as taxas ao comprar carro, quando comprar e em qual vertente vale a pena investir. Claro que essas respostas envolvem muitas situações particulares e variam de acordo com a necessidade de cada comprador.

Com toda certeza comprar um carro vai se tornar prioridade em algum momento importante da sua vida, seja por mudanças de rotina ou na vida pessoal, o seu carro deve ser escolhido com muito zelo e paciência. Por isso, neste post, vamos dar algumas sugestões para te ajudar na escolha da compra de um carro 0km ou usado. Como se trata de um bem durável e normalmente o investimento é significativo, o automóvel deve ser escolhido sem pressa. Detalhar custos como gastos com manutenção, expectativa de revenda e taxas ao comprar carro são parte importante do processo e devem nortear o seu planejamento financeiro.

Quer dicas de como comprar o seu carro 0Km? Acompanhe a seguir:

Planejamento Financeiro

Elaborar um planejamento financeiro antes de adquirir um veículo pode ser o detalhe principal entre uma aquisição que lhe trará ótimos benefícios, prazer e conforto e uma compra problemática, que tira a sua paz e se torna fonte de stress e ansiedade. Um bom planejamento financeiro é capaz de direcionar os seus recursos para aquisição de bens e também preservar tudo aquilo que você conquistou ao longo da sua vida.

O indivíduo que se dispõe a comprar um carro deve garantir a saúde do seu negócio e orçamento. O primeiro passo é definir quanto do seu orçamento mensal pode ser consumido com as parcelas, caso você esteja pensando em adquirir um veículo financiado. É importante que este valor não pese no seu orçamento e que, em um futuro próximo, você consiga honrar com o compromisso assumido. Lembre-se sempre: a compra do seu carro deve ser um sonho realizado, e não um pesadelo. Tenha consciência sobre a sua realidade financeira e programe a sua compra com os pés no chão.

Mais do que contas, o planejamento financeiro para compra de um carro exige disciplina. Seja para pagar as parcelas de um financiamento ou aplicar uma parte dos rendimentos mensais, é necessário abrir mão de algo que até então faz parte da sua rotina.

Defina o que você quer

Chegou a hora de materializar o seu sonho. O que você procura? Sua resposta vai definir todo o seu processo de compra. Procure um veículo que irá atender de maneira satisfatória suas necessidades e demandas. Traga a memória tudo o que você sempre esperou de um veículo e pense em como você ficará satisfeito ao realizar a compra. Não se esqueça de colocar na balança as suas necessidades reais e específicas, normalmente são fatores determinantes para fechar um negócio. Se você é solteiro e mora sozinho, pode optar por exemplo por carros mais compactos, como um hatch. Este tipo de veículo provavelmente vai atender às suas necessidades. Mas, se você é um pai de família ou mora com mais gente, com certeza precisará de um carro maior, com porta-malas espaçoso e mais acentos. Sedãs, minivans e SUVs atendem bem nesse caso. Esses exemplos são para você entender o tipo de definição que precisa ser feita antes de sair por aí procurando o seu carro novo.

O que deve ser observado na compra de um veículo 0km?

Primeiro: Fique atento às taxas ao comprar carro! No Brasil é muito importante estar sempre de olho em impostos e eventuais isenções fiscais. Tanto a vista quanto a prazo, espera-se que o comprador tenha em torno de 10% do valor do veículo de despesas. Um detalhe importante e que muita gente não sabe é que pessoas com necessidades especiais tem direito a isenção de taxas ao comprar carro 0km, como IPI, IOF, ICMS e IPVA. Porém, é necessário que a deficiência seja comprovada através de laudos clínicos e reconhecidos pelo Detran.

Diferença: taxas ao comprar carro 0km e taxas ao comprar carro usado

Falando sobre taxas ao comprar carros, os veículos seminovos acabam levando vantagem. Como falado anteriormente, além dos valores maiores para compra de um carro 0km, você ainda terá que separar em torno de 10% do valor do carro do seu orçamento para registrá-lo e legalizá-lo. Serviços como emissão de documentos, emplacamento, quitação de IPVA e DPVAT são obrigatórios e fazem parte da lista de taxas ao comprar carro.

Já os custos com seminovos limitam-se à taxa de transferência de propriedade do veículo. O comprador precisa apenas do CRV (Certificado de registro do Veículo) assinado pelo vendedor, com firma reconhecida em cartório e para isso paga-se uma pequena taxa.

Por fim, comprar um carro talvez possa ser mais difícil do que parece, mesmo quando você já se planejou financeiramente. O mercado oferece muitas opções para diferentes necessidades, e a pesquisa que antecede a compra deve ser intensa a fim de evitar arrependimentos futuros.

Uma dúvida muito comum ainda é sobre a compra de carros usados ou 0km. Você sabia que o seguro particular, por exemplo, pode variar até 138% entre um modelo novo e um usado? A escolha do carro certo é um fator determinante e traz consigo vantagens e desvantagens. Por isso, fique atento! Desejamos que a sua futura compra seja satisfatória e traga bons momentos.

Gostou do artigo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima!

5 thoughts on “Taxas ao comprar carro 0KM ou Usado: tudo o que você precisa saber

  1. Daniel Santos says:

    “Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by