Como comprar carros usados com segurança em 5 passos

Mesmo tomando todos os cuidados necessários, comprar um carro usado sempre envolve riscos e muitas dúvidas tanto da parte de quem compra, como da parte de quem vende. Por isso, é muito importante saber como comprar carros usados com segurança.

As vantagens em adquirir um carro usado ou seminovo são grandes. Atualmente, é possível adquirir um veículo compacto super bem equipado pelo valor de um zero km básico, e muitas pessoas acabam optando pelo conforto do que pelo cheirinho de novo no interior do carro.

Leia também: Taxas ao comprar carro 0KM ou Usado: tudo o que você precisa saber

Mesmo com diversas vantagens, é preciso prestar bastante atenção a uma série de fatores. Aprenda agora como comprar carros usados com segurança, em 5 passos:

1- Escolha o veículo correto

Pesquise online os prós e contras do veículo que você quer comprar, procure em blogs e fóruns de usuários informações sobre o modelo, sobretudo quanto à qualidade, performance, chamados de recall, preço do seguro, revisões e etc. Verifique também se não estão lançando uma nova versão do modelo ou se o carro está saindo de linha, pois isso costuma depreciar o valor do automóvel.

2 – Pesquise valores

Carros com preços muito baixos podem indicar algum problema. É normal se deparar com veículos sendo anunciados por um valor muito abaixo do mercado. A indicação é estar atento e acompanhar a Tabela FIPE de veículos usados e sempre verificar a reputação do vendedor, principalmente se o anúncio ou classificado for online.

 

3- Se informe sobre a procedência do veículo

Uma dica muito importante e que com certeza faz toda diferença em como comprar carros usados com segurança, é a verificação da procedência do veículo. Nada melhor do que realizar uma checagem completa através do chassi do carro, que informa dados importantes como local de fabricação, ano e modelo.

Normalmente o número do chassi fica impresso no bloco do motor, na carroceria e vidros do carro e os verdadeiros possuem um alto-relevo em toda a sua volta. Você mesmo pode fazer esta checagem, só fique atento se as numerações correspondem ao documento original. Caso haja alguma informação divergente, contrate um despachante para emitir um laudo referente a procedência do carro, este laudo informa inclusive se o carro é roubado ou não.

4- Faça uma pesquisa detalhada sobre o estado do veículo

Acidentes graves causam danos capazes de desvalorizar muito o preço justo de um veículo.

Por isso, fique atento a este detalhe. Na hora de vistoriar o carro, fique atento a avarias que alertam um possível acidente. Para identificar a ocorrência de situações deste tipo, faça uma vistoria na pintura com o carro seco e limpo.

Direcione o carro para um espaço bem claro, de preferência durante do dia, onde será possível enxergar pequenas diferenças na pintura. Verifique se há simetria entre as portas, os parachoques e o teto. Ondulações, pequenos amassados na lataria ou diferenças nas quinas do capô são outras indicações de colisão. O ideal é verificar se a própria estrutura do carro não foi avariada.

Além disso, algumas outras dicas são fundamentais na hora de saber como comprar carros usados com segurança: verifique se as condições das peças estão de acordo com a quilometragem do veículo, analise o desgaste das peças (como pneus, volante, freio, estofado e tapeçaria), certifique-se de que estepe, triângulo e o extintor estão em ordem, verifique se não há vazamento de óleo, entre outros.

Caso ainda reste dúvidas sobre as condições do carro escolhido, o recomendado é consultar um mecânico da sua confiança. Ele conseguirá checar uma série de possíveis situações, como danos sofridos pelo motor, trocas de peças originais e alguns detalhes estéticos e estruturais que passaram despercebidos a primeira vista.

5- Documentação

Checar a documentação do carro que você tem em vista, assim como as pendências financeiras, é um passo muito importante e ajuda a refinar o processo de como comprar carros usados com segurança.

Impostos como IPVA, seguro e licenciamento são importantes e compõem toda a documentação de um veículo. Desta forma, antes de concretizar a compra, certifique-se de que o carro que você deseja comprar está em dia com todas essas obrigações.

Todas essas informações podem ser checados com o seu despachante, através do número da placa e renavam, ou no sistema do Detran. Um despachante consegue informar também se existem multas e impostos pendentes (inclusive com valores) e outras restrições, como envolvimento em processos judiciais, financiamentos não quitados, sinistros e bloqueios por falta de transferência.

Leia também: 5 fatos que você talvez não saiba sobre transferência de veículo

Agora que você seguiu as dicas e aprendeu um pouco mais sobre como comprar carros usados com segurança, não se esqueça da parte burocrática da negociação.

Logo após a compra, é preciso realizar a comunicação de venda ao Detran do seu estado e efetuar a transferência de propriedade no prazo máximo de 30 dias. Para evitar qualquer tipo de problema futuro, tire duas cópias autenticadas do recibo de transferência e fique com uma delas para recorrer em caso de eventuais infrações cometidas pelo proprietário anterior antes da data da venda. Este processo poderá ser feito através de um despachante, assim você evita golpes e garante mais agilidade na regulamentação dos documentos do seu novo carro.

Gostou do artigo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima!

2 thoughts on “Como comprar carros usados com segurança em 5 passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by