O que faz um despachante de veículos e documentalista

Apesar de ser uma profissão muito antiga no Brasil, muitas pessoas não sabem exatamente o que faz um despachante. Por isso, vamos esclarecer hoje as principais funções desta profissão que tanto auxilia nas burocracias do nosso cotidiano.

A contratação de um despachante é de grande ajuda, principalmente se você se encontra em um momento em que precisa resolver algo e não dispõe de tempo. Antes de tudo, é importante você identificar qual tipo de ajuda precisa, pois os despachantes são classificados em diversas categorias como: despachantes aduaneiros, despachantes documentalistas e despachantes de trânsito. Hoje, vamos esclarecer quais são as principais atividades de duas categorias muito procuradas: Despachante documentalista e despachante de trânsito.

Veja também: Baixa definitiva, como funciona e como fazer a do seu carro

O que faz um Despachante Documentalista?

 

Os despachantes documentalistas enfrentam com maestria a burocracia brasileira, que é tão cheia de regras e procedimentos. Estes profissionais representam os seus clientes em diversas áreas de atuação a fim de garantir que os direitos do consumidor sejam preservados e respeitados, além de alcançar os resultados esperados da melhor forma e menor tempo. Esta categoria de despachantes atua em 12 áreas distintas, cada uma com suas características e necessidades. Se você está enfrentando alguma adversidade relacionada à documentação, a dica é: procure um despachante documentalista. Com certeza alguma das áreas de atuação existentes conseguirá atender a sua demanda atual.

Se você precisa de ajuda com formulários e documentações específicas, como: documentação para taxistas, para veículos de transporte escolar, para veículos de carga, documentação para o IBAMA, prefeituras, receita federal, INCRA, associações de classe, dentre outras, procure por um despachante documentalista.

Em resumo, um despachante documentalista represente o cliente junto à órgãos e entidades competentes. Solicita a emissão de documentos de pessoas jurídicas e físicas, de bens móveis e imóveis, alvarás, laudos diversos e licenças. Também é responsável por realizar inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros.

O que faz um despachante de trânsito?

A profissão de um despachante está relacionada diretamente com facilidade. Se você já sente a cabeça doer toda vez que ouve falar em processos administrativos relacionados ao seu veículo, com certeza, você precisa saber o que faz um despachante de trânsito.

O despachante de trânsito é responsável por cuidar da documentação do seu automóvel junto ao Detran, e também: emplacamento, vistoria veicular, segunda via de documentos como CRLV e transferência de propriedade ou endereço.

As atividades de um despachante são bastante flexíveis e atendem a vários tipos de demanda. É possível, por exemplo, realizar um serviço de regulamentação de documentos totalmente online, oferecendo ainda mais rapidez e praticidade na resolução de burocracias do nosso cotidiano. Prático, né?

Sobre a formação e experiência de um Despachante:

Se você pretende ser um despachante documentalista, saiba que é necessário ser formado no ensino médio e possuir credenciamento junto aos órgãos estaduais. Cursos específicos sobre legislação e preenchimento de documentação para esta área são oferecidos por alguns conselhos regionais. Aqui em Santa Catarina, a atividade dos despachantes é regulada por Leis Estaduais, mas existem estados que são credenciados mediante atos administrativos de órgãos públicos, como delegacias de polícia e Detran.

Agora, que você já sabe o que faz um despachante e como ele pode te ajudar ficou fácil, né? Evite dores de cabeça e tempo perdido: os despachantes estão aí para te ajudar a solucionar todos as suas dificuldades do dia a dia.

Extra: A história do Despachante

Um dos primeiros registros históricos que mencionam a atividade de um despachante, foi no início da formação dos Estados e Nações Europeias. Antes deste período, confundia-se facilmente a figura de um despachante com um Solicitador Administrativo, atividade conhecida a partir do Ano 500.

Algum tempo depois, o Rei Dom João III baixou o 1º Regulamento de Administração Colonial, criando a função do Alealdador. Devidamente regulamentada, Recife contava com um volumoso número de despachantes. Mas, só em junho de 1809, o exercício da atividade tomou abrangência nacional, por decreto assinado pelo Príncipe Regente Real da Junta do Comércio. A partir desta data, vários atos do governo relacionados à despachantes foram registrados.

A mais recente atividade de Despachantes Documentalistas foi no surgimento de regulamentações estaduais e municipais, dentre as quais se destaca: a Lei 1.132/87 do Estado do Rio de Janeiro, sem dúvida a mais completa de todas, e as regulamentações de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rondônia e Paraná, as quais reconhecem a condição de mandatário tácito de seus comitentes por força de lei.

Ao longo dos anos muitas informações foram analisadas, o que resultou em grande segmentação da categoria, influenciada pela presença dos automóveis. Atualmente, a atividade ocupa no país milhares de pessoas que prestam serviços neste segmento com sua importante atuação.

E você, ficou com alguma dúvida sobre o que faz um despachante? Escreva pra gente nos comentários e não esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais.

3 thoughts on “O que faz um despachante de veículos e documentalista

  1. Pingback: Dicas essenciais para comprar carro direto com proprietário - Despachante Marcelino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by