Passo a passo: Como consultar multas no DETRAN SC

Se você quer saber como consultar multas no Detran SC, está no lugar certo. Preparamos um passo a passo completo para te auxiliar na consulta e ainda obter outros tipos de informações relacionadas com o seu veículo. Primeiro, é importante saber que cada Detran possui um portal na internet exclusivo e, por isso, as consultas devem ser realizadas no Detran onde o veículo e o motorista estão registrados.

O Detran SC é um dos portais com maior facilidade de navegação, com informações de fácil acesso que facilitam a vida do usuário, permitindo a imediata resolução da consulta em questão já na tela principal do site da entidade.

Então vamos lá. Abaixo, um passo a passo sobre como consultar multas no Detran SC. Continue lendo:

Passo 1 – Tenha seus documentos em mãos

Para realizar as pesquisas, tenha em mãos a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o RENAVAM do veículo em questão (constante do documento do veículo).

Passo 2 – Acesse o site do Detran SC

DETRAN SC: consultar multas

Passo 3 – Multas

Uma vez no site do DETRAN SC, na página principal de serviços online através do link acima, siga a orientação conforme indicado. Basta localizar o assunto “Multas” que o campo adequado estará disponível para preenchimento.

Passo 4 – Preencha as informações solicitadas de forma correta

Na aba específica, preencha as informações necessárias e aguarde o resultado da sua pesquisa de multas do veículo. Para imprimir a pesquisa, basta clicar no link dedicado a impressão.

Leia também: As multas de trânsito que você provavelmente não conhece

Agora que você já sabe como consultar multas no Detran SC, que tal algumas dicas sobre como evitá-las? A seguir, separamos alguns cuidados que farão de você um ótimo condutor. Fique atento:

1 – Revise sempre o código de trânsito

Uma excelente dica para começar é: revise, sempre que possível, o Código de Trânsito Brasileiro. Este é um tipo de documento que está sempre sofrendo ajustes, e por isso deve ser sempre revisado e compreendido para que você não seja surpreendido por um novo detalhe (como recentemente tivemos a obrigatoriedade em manter os faróis acesos durante o dia nas rodovias).

Ficar atento aos noticiários e jornais ajuda muito, pois as principais alterações são sempre divulgadas em larga escala e com antecedência suficiente para adequação de motoristas, fabricantes, pedestres e quem mais for afetado.

2- Direção defensiva

É importante saber como consultar multas no Detran SC, mas mais que isso, saber como evitá-las é a chave para a economia e tranquilidade. Por isso, a direção defensiva é tão importante, já que o seu principal objetivo é prevenir e minimizar as consequências dos acidentes e, consequentemente, de infrações.

Essas ações passam por medidas antes mesmo de entrar no carro, como cuidar da manutenção corretamente e vão até o comportamento ao dirigir, priorizando sempre a segurança de todos os envolvidos no trânsito. Segui-las também é uma forma de garantir que você não será multado, por exemplo, por trafegar com o veículo em condições precárias, transportar crianças de maneira insegura, passar pelo acostamento ou por conduzir embriagado.

3- Sim para o cinto de segurança, não para o celular.

É possível ver o número alto de pessoas que estão o volante e ao mesmo tempo falando no celular ou digitando mensagens, não é mesmo? Mas, fique atento porque além de sérios acidentes, você poderá perder alguns pontos na carteira.

O cinto de segurança é um dos dispositivos mais famosos no mundo dos carros, e é ele garante que sua segurança e de quem está com você no seu veículo. Portanto, ao andar de carro lembre-se que o celular deverá ficar de lado, e o cinto de segurança sempre em uso.

Leia também: 5 fatos que você talvez não saiba sobre transferência de veículo

4- Sinalização

Existem lugares que são proibidos para estacionar ou até mesmo transitar de carro. Para não levar uma multa por isso, fique atento à sinalização e aprenda onde ficam os locais proibidos na sua cidade. Lembre-se: não se deve parar em canteiros ou locais com placas proibitivas.

5- Pneus

Os pneus devem estar sempre em ótimas condições não apenas para evitar multas, como também para proporcionar maior segurança ao motorista. Pneu careca pode estourar no tráfego e colocar em perigo integridade física dos integrantes do carro.

Os pneus precisam de calibragem em dia, seja às unidades em uso no carro ou ao estepe. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece multas para veículos que trafegam com pneus carecas, sabia? Então, fique de olho!

6- Excesso de velocidade

Poucas coisas causam mais multas do que o excesso de velocidade. As penalidades para motoristas que não respeitam os limites de velocidade da lei poderiam ser evitadas com a prática da direção defensiva. Sem falar que essa é uma ótima ação para evitar acidentes e garantir a segurança de quem está fora e dentro do carro.

7- Não dirija pelo acostamento

Como sabemos, os acostamentos são utilizados em casos de emergência ou para problemas mecânicos. O carro tem que estar devidamente sinalizado com o pisca alerta ligado. Muitos veículos de emergência têm dificuldade ao transitarem por conta da conduta de determinados motoristas. Além de atrapalhar, esta prática fará você perder alguns pontos.

Pronto! Garantimos que com a prática destas ações as suas chances de ser pego de surpresa com uma notificação serão reduzidas consideravelmente. Gostou das nossas dicas sobre como consultar multas no Detran SC e como evitá-las? Então, compartilhe em suas redes sociais e alerte os seus amigos. Até a próxima!

One thought on “Passo a passo: Como consultar multas no DETRAN SC

  1. Pingback: Como tirar a segunda via de seu CRLV-SC - Despachante Marcelino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar? :)
Powered by